5 de novembro de 2021

feliz aniversário, @encostinho!

@dobradaleitura | Qual dos CONSELHOS DO ENCOSTINHO você vai seguir? Ao abrir o zine de Márcio Sno, a primeira frase-convite é “Ame o próximo!” Virando a página, com humor, ele emenda: e o anterior também. Talvez seja mesmo difícil não amar esse criador e sua criatura sempre ocupados em projetar o melhor de nossas ações... e às vezes alfinetar aquela pisada na bola. Sempre duvide de uma fofoca... Pesquise antes de questionar algo ou alguém. Pratique o desapego. Ora, desapego? De repente, a gente dá a pinta na contradição, lendo e colecionando seus variados zines.

@dobradaleitura | Faça zines também! Este é o conselho-chave do ENCOSTINHO que leva Márcio Sno a oferecer constantemente oficinas, cursos e tutoriais online (para crianças e marmanjos) como modo de fomentar a cultura da troca de informações e afetos também. Às vezes algo dentro da gente aguarda uma forma de vir à tona, assim estes são curiosos momentos para aprender a perceber uma ideia e pescá-la sem censuras.

Completando 5 ANOS!!!!! o clássico Encostinho Zineiro tem o corpo de feltro vermelho bordado — e aqui aparece junto às minhas experimentações no curso MICRONIZNES, CRIAÇÃO DE MICROPUBLICAÇÕES. O convite era nos apropriarmos dos formatos 3x3cm, o caderno grampeado: Agora não rola, depois eu chamo; o zine sanfonado: Era, o zine chaveiro: O que você não pode esquecer ao conversar com um fascista e o quase impossível nanozine 2x2cm que possui uma linha poética como texto-título-legenda.

@dobradaleitura | O Encostinho é um estado de espírito que percorre a produção de zines, investe o personagem, toma várias faces e facetas. É o sujeito que acalenta, mas também alfineta e... começa a fazer parte dos seus livros, brinquedos de papel, adesivos, pins e vídeos! O Encostinho é essa espécie de guru ou guri que se propõe a dar um start em novos projetos, novas atitudes.

Para finalizar essa série de postagens, quero lembrar que, no Youtube, encontramos a série BRINCANDO DE CRIAR COM MÁRCIO SNO (2018), com sete tutoriais que ensinam o fabrico de estruturas como a cobra de papel, o livro X, o peixe articulado, o microzine e o zine sanfonado.

Também há outros materiais de pesquisa, os bastidores de criação, dicas de leitura, na série MEU ZINE MINHA VIDA (2020).
* siga @marciosno @encostinho

3 de novembro de 2021

tutu-marambá

dobrasdaleitura | Em 22 agosto de 1992, Ricardo Azevedo publicou a primeira versão do bestiário MONSTRENGOS DE NOSSA TERRA, nas páginas centrais da “Folhinha”, suplemento infantil do jornal A Folha de S. Paulo, antes de virar livro (FTD, 1986) e, adiante, recompilado em MEU LIVRO DE FOLCLORE (Ática, 1996 rev. 2011). Apresentava algumas figuras pouco conhecidas, como o Cavalo de Três Pés ou Domingos Pinto Colchão, que podemos encontrar pelas estradas e encruzilhadas; tem Lobisomem que aprecia comer cocô de galinha, tem Homem do Saco e tem Papa-Figo que também rouba crianças, as mentirosas! Tutu-Marambá é certamente o papão brasileiro por excelência, segundo Câmara Cascudo.

“Bicho-tutu, papão assombrador de crianças. Também chamado de tutu-zambeta ou tutu-do-mato. Aparece nas cantigas de ninar. A criança ouve a cantiga, fecha os olhos de medo e dorme.”
* * * * *
* * *
*