20 de dezembro de 2021

américa afora

dobrasdaleitura unpacking 2 | Abrir o envelope que vem da @editoraincompleta é uma aula de boas ideias e ações: a entrega na cidade de São Paulo contou com a parceria da Señoritas Courier, um coletivo de mulheres e LGBTQIA+ que faz cuidadosamente o delivery indo e vindo de bicicleta @senoritas_courier; e também vale prestar atenção ao simples-engenhoso aparato de papelão para acomodar a revista e um pôster tamanho A3

Na capa, a PUNÃDO 7 exibe o vermelho de Heloisa Hariadne, anunciando um verão de leituras na companhia de doze autoras latino-americanas e caribenhas contemporâneas. Esta edição se estende por mais de 200 páginas, trazendo pela primeira vez escritoras de Guadalupe, Guatemala, Honduras, Jamaica e Paraguai. Os textos de ficção são acompanhados por uma biografia e uma entrevista, tendo sido reunidos sob o tema INSTINTO, numa promessa de cavoucar necessidades e ímpetos femininos/humanos após um período tão intenso em que nos mantivemos atentos (e permanecemos ainda) sobre nossos corpos.

No cartaz, a ilustração de Caio Zero evoca o mapa invertido de Torres-García e o poema de Isabella Benassi — Jurema preta (2021), cujo simbolismo deita raízes na rica antropologia da bebida psicotrópica em rituais indígenas, das comunidades quilombolas, resistência, espinheiro, proteção, esperança, autenticidade brasileira, uma colheita que se espalha pelo futuro. A editora Incompleta enviou também o jornal MALUNGO, produzido por Matheus de Souza Viana, dedicado à presença do design no combate ao preconceito racial negro.

Enfim, a revista PUÑADO 7 contou com financiamento coletivo para sua produção e já se encontra à venda. Enquanto não a leio, espio aleatoriamente algumas frases. Vejo-me na escritora jamaicana Opal Palmar Adisa: “Eu escrevo e faço crítica literária, e a jornada entre esses dois terrenos é curta e familiar, como rolar de um lado da cama para o outro.”

19 de dezembro de 2021

desenha-me um @encostinho?

@dobradaleitura | Essa história começou lá em Goiânia, sabe? Fevereiro de 2019, durante a feira e-cêntrica. Márcio Sno chegava junto, com um pequeno caderno capa preta, e pedia: “Desenha-me um carneiro!” Nããão, errei a narrativa... Mas foi mais ou menos assim, ele estendia o sorriso e saía pedindo a artistas gráficos, quadrinistas e gente não-desenhista para retratar seu personagem.

De evento em evento, surgiram AS VÁRIAS FACES DO ENCOSTINHO que ora ganha uma aureola, ora veste moletom e tênis, come peixe, tem ares de príncipe, menino, bicho de pelúcia, nerd, malvado, bonzinho, nunca passou calor numa @feiramiolos, participando mais uma vez neste domingo às 12h, no perfil @marciosno

E então a DRAG FISH abriu algumas páginas deste zine: encontramos nossas lembranças e formas de encarar o diabinho gente boa que está completando 5 ANOS! Receba o abraço dos seus vizinhos #2noTelhado @suryara @luiz_sposito

Feliz Aniversário, @encostinho!

11 de dezembro de 2021

tem quindim na estante!!!

chegou a nova mascote quindim

dobrasdaleitura | No começo da semana, chegou encomenda do Clube de Leitura Quindim @clubequindim — o Kraft com desenhos de Graça Lima @gramulima já seria por si só uma novidade: veja a capivara leitora, mãe e viajante!

Encontro o Diário do Leitor com a big capivara da ilustradora Anabella López @anabella_sol_lopez Esse caderno funciona com um álbum de atividades e também brinca de ser flip-book: nas páginas internas, é Renato Moriconi @renatomoriconi quem nos faz ver outra capivara fazendo malabares com seis livros... E então ela saltou das dobras do pacote!

Tudo junto de uma vez: o livro de Ricardo Philippsen e Ana Matsusaki, lançamento exclusivo, o mapa de leitura, mais um guia do assinante e um livreto com “A história de uma capivara chamada Quindim”, apresentando, em linguagem afetiva, a identidade múltipla da nova mascote.

Agradeço à Renata Nakano, idealizadora e diretora-geral do clube @renatanakano, pelo mimo e pelos sucessivos convites para integrar sua casa de leituras. Há mais de ano e meio, vim colaborando junto à equipe de resenhistas para o site que estreou neste dezembro, com novas funcionalidades de busca para assinantes e não assinantes conhecerem mais um pouco do universo de literatura infantil e outros livros para crianças. São minhas últimas dobras em 152 comentários para fechar=abrir um ciclo pessoal igualmente novo.

Ah, se eu não ganhasse minha mascote... não ia ter bolo, nem íamos cantar parabéns mais uma e outra vez! Né @dauanavale @lumasopre @umaestreladomar @marinamayfair @xuliagretz ??? Look over there: tem Quindim na estante!!