28 de abril de 2025

agora, já imaginaram?

dobrasdaleitura | Tinta vinílica rosa ou dourada para serigrafar o domingo cinza paulistano, no espaço de leitura do Sesc Vila Mariana, onde, numa vivência gráfica, uma folha de papel transformou-se no livro ANATOMIA DO LIVRO, de João Varella em parceria(s) com La Bici Press e os próprios leitores que dobraram dobras, imprimiram a cor da capa e terminaram fazendo algumas intervenções com carimbos sobre as páginas.

Um livro que se apresenta em primeira pessoa, descrevendo-se desde os primeiros parágrafos em editor do texto e passar por várias mãos/mães, até se configurar como esse simpático objeto da cultura letrada... Brincalhão, mas sério, articulando forma e paratextos, também chamados indicadores de suporte (anos e anos atrás eu ensinando isso a professoras e às crianças para que pudessem dar coerência a uma leitura prospectiva).
Que mais contar?
“Você sabia que antes era inconcebível um livro sem ilustrações? Pois é, mesmo depois da popularização da tipografia no Ocidente, os editores deixavam um generoso espaço ao redor do texto para que o livro pudesse ser arrematado com desenhos. Então fica o convite para você que me lê: quer me ilustrar? Vale lápis, tinta, carimbo, o que quiser, como você achar mais bonito.”
@joaovarella
@labicipress
Este é o livro nº 57 da @lote42

Agora, já imaginaram o que aconteceria se
golfinhos saltassem, de dentro do livro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário