17 de outubro de 2021

o ogro

dobrasdaleitura | Entre OS ANIMAIS FANTÁSTICOS, do poeta José Jorge Letria com ilustrações de André Letria (Peirópolis, 2008), o Ogre europeu aqui passou a ser chamado Ogro, embora ambos os nomes sejam aceitos pelo dicionário da língua portuguesa. Papão de antiga fama e estirpe em inúmeras mitologias, crenças e contos populares, um ogro ora vive num ponto obscuro da floresta, em ilhas distantes, nas montanhas altíssimas, ora vive a agitada vida dos palácios! Transcrevo três quadras do meio do poema, com a boca cheia de dentes esparsos e insetos:
Já me chamaram monstro,
criatura de assombrar,
e disseram que devoro
as crianças ao luar.

Mostram-me nos desenhos
com o olhar mais feroz
que um bicho pode ter
se nos quer deixar sem voz.

Há países, lá do norte,
onde me chamam Papão,
dizendo que eu só morro,
com setas no coração.

15 de outubro de 2021

o papão tem muitos nomes

dobrasdaleitura | O papão tem muitos nomes no livro de Marcus Accioly: GURIATÃ, UM CORDEL PARA MENINO (1979), bicho-monstro, papa-figo, parente de lobisomen e outros mais tão diferentes, porém todos como um só correndo atrás do herói e do leitor pra devorar coisas e gentes, sonhos e infâncias. Com as xilogravuras de José Cavalcanti e Ferreira (Dila) e os ritmos ricos da poesia nordestina, no canto L desta aventura de Sucram para encontrar o amigo-irmão Leunam, damos de ouvido com estas belas rimas abraçadas ABBA que vão se inverter lá no final BAAB, como tem que nossa própria sorte virar, quando esbarramos com o genial Caga-Grosso que deve assim ser desafiado e enfrentado:
Existe um menino
lá dentro do poço,
Bicho Caga-Grosso
você caga-fino,
hoje bate o sino
de cair no chão,
você come amargo
mas eu não o largo
seu Bicho-Papão.

Um menino canta
dentro de um surrão,
conheço a canção
que já se levanta
(ai, que mágoa tanta
no seu coração!)
Seu Bicho-Papão
você hoje estanca
contra a folha branca
deste meu facão.

11 de outubro de 2021

oba, oba, oba

Primeira foto do BB que hoje chegou no Clube de Leitura Quindim 💛 A verdadeira história do bicho-papão que vive em cima do telhado. Bartolo Burtopelo 2.ed. em capa dura #2noTelhado #bartoloburtopelo @clubequindim Foto de Renata Nakano.