O que faz um astronauta antes de dormir? Esta é uma pergunta que pais e mães poderiam fazer a seu filho, caso queiram convencê-lo das últimas tarefas do dia... Tão logo se vê alta a lua no céu, começa a contagem regressiva do menino para a venturosa viagem ao satélite com chão de queijo ;-) Tomar banho, vestir-se, calçar os sapatos especiais, pegar um livro, tomar água, chamar o co-piloto e quatro, três, dois, um... Zero!
Enumerando, assim, cada uma das ações do menino antes de ir para a cama, CONTAGEM REGRESSIVA, de Kay Woodward e Ofra Amit (Girafinha, 2008) é certamente um livro de contar, ao mesmo tempo em que assume outras funções, como introduzir a criança no universo da leitura com suas frases-tipo legenda. O texto original em língua inglesa não possui mais do que 50 palavras e os comentários (lá fora) celebram alegremente as coloridas ilustrações que tranquilizam os astronautas pré-leitores mais relutantes, ajudando-os 'ainda' no processo de alfabetização visual...
Mesmo com intenções utilitárias tão claras (e otimistas), o livro não deixa de despertar algum interesse entre aqueles que estudam a imagem na literatura para crianças e a variedade de gêneros ilustrados. É evidente que existe uma narrativa visual, emprestando ação ao que é instrucionalmente posto em tópicos e à ordenação decrescente dos números. Vemos o menino indo e vindo entre os cômodos da casa, naquela atitude tão nossa de enrolar o tempo antes de ir para a cama ;-)
Com a fantasia reservada à dimensão dos sonhos, o que chamamos de literatura infantil aqui encontra sua fronteira no hiper-espaço dos modos e gêneros do discurso: ao exemplificar comportamentos infantis, temos em mãos um pequeno livro de autoajuda? Para o adulto ou para a criança?
* Extraído de Dobras da Leitura 56, primavera 2008.
Olá! PETER,
ResponderExcluirGostei muito deste livro. Comprei o
"CONTAGEM REGRESSIVA"(KAY WOODWARD/
OFRA OMIT ) para presentear o filho
de uma amiga.
Em CONTAGEM REGRESSIVA, o segundo
texto(ILUSTRAÇÃO) se sobrepõe ao
texto propriamente dito. Com a
escassez de palavras, a criança irá
se concentrar em "ler"as ilustrações,
que impulsionam a narrativa. O texto
complementa a "mensagem" da imagem.
O livro resenhado desenvolve a
capacidade de percepção da criança,
estimula e enriquece a imaginação
infantil.
OBRIGADA PELA DICA.
um grande abraço,
CRISTINA SÁ do blog:
http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.
blogspot.com