12 de abril de 2011

os dias são sete…

peter o’sagae contando 7/9

Entre as mnemonias populares e os livros de contar, podemos incluir os semanários ou parlendas para ensinar a ordem e o nome dos dias da semana, associados, quase sempre a uma tarefa em particular. Na casa da avó, as tias solteiras pintavam panos de prato de saco alvejado, ora com mulatinhas faceiras, ora com holandesas sobre tamancos, sempre a mesma mocinha jeitosa retratada em sete panos, varrendo a casa, lavando a roupa, passando e engomando, carregando água, levando um cesto cheio de frutas e legumes, regando as flores, passeando com o namorado… Um pano de prato diferente, a cada dia, para lembrar o que fazer. O que isso tem a ver com a literatura infantil?


No livro de Renato Moriconi, CONTANDO A SEMANA (Jujuba, 2009), toda segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira é dia de escola para o menino, enquanto os cinco dias da semana são dia de feira para o pai. Cedo, ele acorda e carrega o caminhão com caixas de maçã; vai pra longe, monta a barraca, anota o preço, vende tudo, volta pra casa com as caixas vazias… Nos seus compromissos de estudo e trabalho, o filho e seu pai passam o sábado, abrem os abraços e, juntos, saem para brincar no domingo! De maneira muito simples e feliz, Renato Moriconi enriquece a espera e a experiência de cada um.

Por sua vez, Graça Lima nos apresenta a LUZIMAR (Nova Fronteira, 2009) que sai para trabalhar na casa de pessoas diferentes, chegando e fazendo coisas sempre de um jeito também diferente. Na segunda-feira, ela faz café para o Josué; na terça-feira, faxina para Cristina… Na sexta-feira, ela acorda a menina-narradora com bolo e café quente! Mas, ao fim do dia, todo dia, Luzimar brilha sob o céu que cobre o morro inteiro seu ;-)

Peter-peter pensa em estabelecer rotinas, criando noção do tempo que passa, a cada instante. Todo dia.

Um comentário:

  1. adorei o blog!!!! estou iniciando na area de contação de históriase estou em busca de muitas dicas... visita o meu cantinho Bau de Hsitórias...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...