10 de dezembro de 2013

um limite e suas fronteiras

peter ô.ô sagae


Quanto uma possibilidade de revisão histórica a respeito do primeiro livro de imagem brasileiro para crianças, Maria Laura Pozzobon Spengler indica a existência de uma obra anterior ao Ida e volta, de Juarez Machado (1976): tratar-se-ia de Limite, do mesmo autor, publicada em 1970 pela Livraria Francisco Alves. Não conheço o livro, a não ser poucas informações e a foto registrada pela pesquisadora, no ateliê do próprio artista, mostrando a capa da primeira edição do livro.

Três questões importantes aí se impõem para quem deseja ratificar ou contrariar a provocativa hipótese. Do contexto: é certamente o primeiro livro de imagem de autor brasileiro a ter sido publicado em nosso país e, a qualquer momento, poderia ser resgatado por uma casa editorial... Da destinação: era uma obra que abriria portas à criança e, portanto, viria somar uma perspectiva aos estudos de literatura infantil? Do texto em si: Limite é um texto independente ou a segunda parte de uma versão preliminar da narrativa que deu origem à Ida e volta, que o tempo cuidou em ceifar os excessos?

* * *

P.S.3 P.O’S. fazia estranhas anotações no bloco de papel ao lado do telefone, sendo o mais comum o diagrama com as letras DS LH BRSA. Os vizinhos asseguram não terem presenciado a visita de pessoas estranhas ao condomínio, mas a investigação prossegue na desconfiança de outros envolvidos no assunto dos livros ilustrados para crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...