26 de novembro de 2025

outra vez, joão felizardo

Nunca compare livros. Isso é preciso advertir, por chiste e cautela. Estou feliz por estar aqui. Com esta nova edição de JOÃO FELIZARDO, O REI DOS NEGÓCIOS, em mãos. As recordações vibram.
Saltitante, angela-lago escreveu: tenho uma notícia fresquinha para você. Estávamos em setembro de 2007. Havia conquistado uma “placa de prata” na BIB, a Bienal de Ilustração de Bratislava, com um livro todo ilustrado digitalmente que as pessoas viam como uma pintura. O livro havia sido lançado em março, pela Cosac Naify. Antes ainda, andávamos noutro mexerico. Publicado originalmente com o título Juan Felizario Contento, o melhor livro mexicano incluído, em 2004, no catálogo White Ravens era, afinal, brasileño!
Engenhosa reinvenção de um conto popular coligido pelos Irmãos Grimm, era para ser apenas uma narrativa pictórica, mas assim não quis o editor Daniel Goldin (Fundo de Cultura Econômica) que fez angela-lago escrever uma lengalenga em portunhol... O livro ganhou, então, as páginas pares onde as frases foram dispostas. Todavia, o narrador-de-fato está nas “ilustrações” desse livro de imagem. Na altura das nuvens, angela-lago empregou uma lente grande angular para capturar um amplo campo de visão, para que todas as histórias coubessem dentro da imagem. Observe a distorção nas bordas de cada quadro, depois observe uma linha invisível que divide a tela na abertura de páginas para o livro idealizado.
Outra vez... observe, estou feliz com este presente que a editora Baião nos dá. O projeto gráfico trouxe molduras coloridas. O livro foi impresso pela gráfica Ipsis em papel Offset 150g, permitindo-nos mergulhar com olho de pássaro em mais detalhes, sem o cansaço ou o brilho que afasta o leitor da leitura. Capa dura e também o miolo respeitando a fibra do papel. Sobrecapa com depoimentos da autora-ilustradora, estudiosos e amigos.

@baiaolivros
#angelalago #umcatalogodegestos
80 anos de nascimento de Angela Lago
45 anos de histórias e livros ilustrados

Cf. quando menos = mais
in Dobras da Leitura O’Blog
7 de julho, 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário