12 de junho de 2009

Vendo girar as ruas da folia



Lenice Gomes
il. Elisabeth Teixeira
Brincando adivinhas
Paulinas, 2003

ISBN 9788535610529
32p.


Poesia e adivinha é o que há — e, em livro de Lenice, não pode faltar. E assim é desde sua primeira obra publicada com a parceira de Elisabeth Teixeira, trazendo algazarra e toda pororoca de alegria de seu cantar. Pois bem: Brincando adivinhas!

A folia começa às quinze horas marcadas, assim falou a vendedora de maçãs meladas, maçãs do amor pra quem quer comprar. E logo-logo chega Pai Francisco com cartola de estrela e viola, seguido pela radiante Flor do Dia, tiradeira de adivinhas, com pandeiro e laço de sete fitas, em cima das pernas de pau. A moça reina e roda com a adorável platéia, não deixa ninguém quieto, um momento sem pensar! Puxa perguntas do arco-da-velha pra gente sem memória se lembrar e pr’os mais novos divertir — puxa, pelas mãos, as crianças e vai formando cordão. Até que as risadas vão cessando e vai ficando a saudade, mesmo antes da despedida.

Em seus textos, Lenice Gomes tem recuperado a folia de rua juntamente a outras cenas representadas por artistas populares, colando num repente poético adivinhas, em meio a quadrinhas de pé-quebrado e sextetos que dispensam rimas, porém exigem agilidade, ritmo e fôlego para conjuminar sentido. Mesmo assim, se você sentir que as idéias ficam embaralhadas, não desista fácil, não! As ilustrações seguem rentes ao texto e não falham uma pista ;-) E quem é bom observador logo vai adivinhar que Elisabeth Teixeira faz o olho traçar uma panorâmica festiva: é como se todos nós estívessemos no largo, em meio aos brincantes, vendo girar as ruas da folia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...