22 de outubro de 2011

quem vem lá?

peter o'sagae

Desde o muito horizonte, longe, um ponto vermelho, uma joaninha que se move, um veículo redondo aparece pela estrada de terra, e é assim: um rascunho de caminho até a casa. Uma casa de interior, em um sítio talvez. Logo vemos, tem porteira... Portões e porteiras são diferentes, você sabe por quê. E o menino é o primeiro a avistar o fusca se aproximando. Atrás, toda a família. Entretanto, quem chega?

Neste livro de imagem de Lúcia Hiratsuka, A VISITA (DCL, 2011), paira sempre uma pergunta no ar. Será um médico, um monstro, um agrônomo, um ogro peludo, algum parente de lobisomem? Um sujeito assustador! E o que ele veio ali fazer? De pista em pista, de cena em cena, o texto articula-se como uma narração causal e nós-leitores vamos, fisgados pelos olhos e passos do menino, habitando a sequência visual com nossa própria subjetividade, imaginando ideias e sentimentos que ficam sempre por dizer. Em cada palavra, em todas as histórias.


* Sete duplas-páginas do livro são mostradas na parte final da apresentação Livro de Imagem: Intersecção das Diferenças, de uma mesa redonda que tomei parte durante o Salão do Livro Infantil de Minas Gerais [espiar].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...