peter o'sagae
Mandana Sadat desenha muito mais que imagens; a autora franco-iraniana desenha relações e, sob um amplo e brilhante céu branco, abre a delicada narrativa visual que atravessa a extensa paisagem arenosa de um ensolarado deserto africano, onde um leão rubro e feroz de olhos amarelos salta sobre um menino, com seus afiados dentes arreganhados para o ataque, mas...
O movimento fatal impõe um inesperado encontro.
Sai o leão com o menino em suas costas e toda aquela imensidão árida cede lugar a uma companhia mansa. Entre as sombras poucas da savana e os animais selvagens sempre em grande número, o menino passeia imponente: o leão é seu amigo. Ninguém, no entanto, parece reconhecer sua natureza pacífica! Os guerreiros e caçadores, valentes, fortes, bravos, lançam alto e longe as lanças... A mãe corre para agarrar o seu filho. Tudo está aparentemente a salvo, em ordem. Como o homem determina.
No entanto, a visão poética de Mandana Sadat nos faz saber da indelével marca que o menino imprimiu na alma do leão. Em sonho, ele mesmo caminha sobre o céu escuro... A noite estende seu manto de segredos: igualmente sonha o menino com o horizonte último da civilização tribal... Quando poderá novamente dizer: este é meu amigo, Meu leão (Escala Educacional, 2009).
* Outras imagens deste livro de imagem [aqui]
Nenhum comentário:
Postar um comentário