8 de março de 2013

Ciranda dos Bichos

Três livros de May Shuravel


Já é quase madrugada.
Não há mais ninguém na rua, 
nem mesmo pra ver a lua, 
que está só e abandonada. 

Sem querer ficar sozinha, 
ela entra, lentamente, 
pelo vidro transparente 
da janela da cozinha.


Os livros da antiga coleção Viola Quebrada voam para cima de minha mesa e as páginas vão se abrindo lentamente, nesse ritmo cobalto, para fazer sonhar e cantar a memória das cantigas de roda. Eis um rato desafinado que passa atrás de um pedaço de pão bolorento, fazendo coro com três formigas: “A barata diz que tem/ sete saias de filó...” A lagartixa estica a língua e cantarola: “A barata diz que tem/ um anel de formatura...”


Pouco a pouco, a casa se enche de muita música!

Pois esta era a proposta de May Shuravel, ao criar uma delicada moldura narrativa para cantigas tradicionais brasileiras. A coleção publicada originalmente nas Paulinas, em 2000, passou a integrar o catálogo da Salamandra como Ciranda dos Bichos, em 2005. Cada livro apresenta uma história inventada pela escritora e ilustradora, mais a letra e a partitura da respectiva cantiga. Além de É mentira da barata!, o pequeno leitor e ouvinte pode conhecer a ladainha da gatinha parda “que em janeiro me fugiu” com o livro Cadê Maricota? Você sabe, você sabe, você viu?


Tem também O papo do sapo que conta e encanta sofrimentos do verde cururu na beira do rio. Num bonito espelhamento entre gente e bicho, vai segredando o narrador:

Não é frio que o sapo sente
quando solta o vozeirão. 
Ele canta, simplesmente, 
porque sente solidão. 

Quem sente frio é Seu Bento, 
sem casaco nem sapato, 
cantando, ali ao relento, 
a moda maluca do sapo. 

Josefina, na janela, 
escutando a cantoria, 
logo, logo, desconfia 
que alguém canta pra ela.


Ó, maninha, May Shuravel... Quanta rima singela, rima rica, intercalada, que vai da mesa à porta e à janela, vai à lua, Argentina, Rio de Janeiro, Fortaleza e já volta nos brincos da intertextualidade. E a resenha assim termina, com licença, andando eu vou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...