28 de fevereiro de 2011

o silêncio acolhedor das histórias

por Peter O’Sagae


Com delicada e competente linguagem, Graziela Bozano Hetzel escreve uma narrativa que mistura fantasia, sonho, literatura ao desejo de superar os desapontamentos que a vida traz.
Com uma estrutura rarefeita em pequenos capítulos, inicia-se com a história de um menino que sai a galopar nas costas de um lobo cinzento de olhos coruscantes, em uma noite quieta cheia de estrelas, ar perfumado — uma história dentro da história, que o pai de Lília lê à menina. A leitura é, no entanto, interrompida por um inesperado acontecimento e a pequena Lília preenche-se de uma solidão imensa.

Durante o dia, Lília conversa com a figura do lobo nas páginas do livro; durante o sonho, o lobo vem buscá-la e, agarrada ao pelo macio do animal, ela sai à procura do pai. Os dias se passam iguais, diferentes só dentro dela; a raiva e a tristeza tomam profundamente o coração da menina e, mesmo em sonhos, o lobo já não lhe faz companhia... Toda afeto e imaginação, a pequena Lília mantém-se fiel à espera do pai. Quando ele voltará para terminar a história?

Do mesmo modo como há metalinguagem de uma história dentro da história, o projeto gráfico realiza, com ilustrações de Elisabeth Teixeira, um livro dentro do livro. Assim, temos aí a capa do livro como o livro que contém a história do menino que sai às costas do lobo e uma sobrecapa azul, azul, com a figura da menina cavalgando o animal, por um campo muito aberto e verde, abaixo de um céu de estrelas.

De Graziela Bozano Hetzel, il. Elisabeth Teixeira, O lobo (Manati, 2009).

2 comentários:

  1. O LOBO - UMA HISTÓRIA DENTRO DA HISTÓRIA E UM
    PROJETO GRÁFICO QUE REPRODUZ A IDEIA - UM LIVRO
    DENTRO DO LIVRO. MUITO, MUITO INTERESSANTE!!!
    CRISTINA SÁ

    ResponderExcluir
  2. é lindo esse livro.. comprei na primavera por indicação da livreira.. e amei...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...