28 de março de 2013

três livros de imagem em uma só obra

O’ABRE ASPAS para Suzy Lee


“Abrimos um livro ilustrado. Olhamos o sonho ‘dentro’ do livro.
Entretanto, de uma maneira ou de outra, somos afetados pelo seu formato, a textura do papel, a direção na qual as páginas são viradas. Os aspectos físicos do livro podem limitar a imaginação do artista, mas, por outro lado, podem se tornar um novo ponto de partida para a imaginação. Após cairmos dentro de um livro e voltarmos como de um sonho, o livro como objeto nos parece totalmente diferente.” (Suzy Lee) A trilogia da margem, 2012.

***

Com estas palavras, Suzy Lee abre o livro-ensaio, caixa de reflexões e contínua aprendizagem sobre o processo de criação de seus três principais livros de imagem: Onda (2009), Espelho (2010) e Sombra (2011), publicados no Brasil pela Cosac Naify. Em uma só obra, a autora sul-coreana aciona e orienta nossas leituras nas questões do objeto-livro que lhe impulsionam o trabalho, repetindo com simpatia e extrema fidelidade os conteúdos compartilhados em palestras e rodas de conversa que realiza em torno do mundo e de seus livros para crianças.

Mais que uma referência teórica, A trilogia da margem é um feature provocativo, pelas páginas vazias e cheias de construção, através do limitado espaço gráfico que parte rumo ao exercício sem limites da fantasia e do conhecimento sensível: quem sou eu, o que são os livros? Para desenhar uma resposta, necessário designar mergulhos, simetrias e clarões que emergem das formas, da figura das palavras e os signos da dobra, entre o oculto da margem e o tempo que impôs o virar das páginas.



p.O's. escreve um P.S. Espero que, um dia, outros livros de referência para literatura infantil possam ser feitos igualmente assim para uma leitura experiência, anterior a qualquer retórica, posterior às repetições dos clichês sociológicos ou de uma psicologia de banca de jornal. Livros-aula, objeto e caminho. Ato de descrever. Para nos inspirar... O resto é interpretação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...