24 de novembro de 2013

e para quê são esses olhos?

peter ô.ô sagae


Ao olharmos para as três figuras na capa do livro Do outro lado da rua, de Cris Eich (Positivo, 2011), o título já se transforma em uma pergunta: o que há, do outro lado da rua, para provocar tanto medo e espanto? Na página de rosto, surge uma peteca colorida... de onde ela vem? Desde o outro lado da rua? E o que haveria de extraordinário nisso? E olhando a silhueta das crianças, na ilustração ao pé da dedicatória, quais hipóteses o pequeno leitor pode fazer a respeito da história que virá desenrolar a partir do quadro da página quatro?


Uma menina de cabelos ruivos e dois meninos estão sentados na escada da porta de entrada, segurando o queixo a ver bulhufas, como se diz, vendo uma tarde inteira andar devagar, devagar sem nada para fazer. Tédio! O que eles não sabem é que são vistos por uma sombra, à janela de uma casa... do outro lado da rua! Essa presença misteriosa é revelada lentamente em três quadros que promovem a aproximação, um traveling in, na linguagem de cinema – e podemos adivinhar qual será o papel da velha no decorrer da trama? Ela mora na casa de muro alto com um pesado portão de ferro. Olhar sorrateiro... hum?

Cris Eich instala um ambiente de desconfiança neste livro de imagem narrativo, bastante descritivo, enquanto entretém os leitores com o cenário de antigas casas e o que a criançada fazia para se distrair pelas ruas das pequenas cidades.


Pulando, girando, quicando, rodando, voando, ora a peteca, ora a bola, passa por cima do muro e vai cair no quintal da misteriosa senhora, e ela – sempre à janela... As cores fortes da aquarela temperam o humor dos personagens e também vai marcando a passagem do tempo. Mas... Quando se vê, já é noite!


O conflito estabelecido de maneira gradativa, ao longo de toda uma tarde, é exposto na visão da página trinta e tem lugar, então, a peripécia: os meninos decidem agir e resgatar os brinquedos do quintal da misteriosa vizinha, em meio às sombras assustadoras das árvores... Aí sim, o pequeno leitor entra no suspense: o que vai acontecer se os três forem pegos?

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...