3 de dezembro de 2013

um roteiro espetacular

O’ABRE ALAS, digo, ASPAS


Entre os livros de imagem que passam a contar com dois autores: um que trabalha com o roteiro da história e outro que a ilustra, Uma noite espetacular, de Adriano Messias e Anna Laura Cantone (Positivo, 2013), exemplifica o melhor dessa tendência. No ritmo de muito humor, fazendo uso criativo do suporte material e da forma como virar as páginas, a narrativa inicia-se ao pé de uma árvore e uma porção de olhinhos ainda sonolentos vão cintilando aqui e ali, como

a coruja que acorda na toca,
os caricatos guaxinins narigudos de caudas listradas,
o caracol...
o esquilo...
e o morcego carregando uma mala
para o alto...

O que o leitor descobre, vez ou outra, é que um livro de imagem brinca também com a sonoridade das palavras em relação às figuras que exibe, aos nomes de personagens e seus atributos dentro da narrativa.



*

P.S.2 P.O’S. deixou um aviso suspeito na página do Facebook e aquelas pessoas que curtiram a postagem serão indiciadas ao processo. Na mesa de trabalho, informa a investigação, foi encontrada outra versão do citado capítulo, onde se verificaram a finalização do trabalho, várias alterações estilísticas, trechos como o texto acima, e outro estranho alerta: capinar 57.458 caracteres.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores