27 de abril de 2016

Impossível não era

Peter O'Sagae


Imagine ouvir a chaleira chiando e um repentino miado na cozinha. Gregório sente coisas estranhas acontecendo. Pela manhã, seu pai saiu para buscar a mãe, avisando que as coisas iriam mudar em casa... Nesta obra de Anthony Browne, os objetos se transformam diante do leitor – mas outra mudança se dá intimamente num clima de expectação imaginosa até a chegada da irmã que acabou de nascer! TUDO MUDA (1990) #pequenazahar (2015) #literaturainfantil #anthonybrowne trad. Clarice Duque Estrada


Impossível não era. Observar a capa e captar o trocadilho original: KETTLE (chaleira) e KITTY (bichano), ou A KITTEN AT KITCHEN (um gatinho na cozinha). Por que as coisas sempre se transformam em algo muito próximo ao que já são... Sem alertar o pequeno leitor para o tema principal – perder seu lugar como filho único – , Anthony Browne vai dispondo de curiosas brincadeiras visuais ao longo das páginas, criando um outro interesse para desvendar a obra.


Inequívoca alusão ao quadro que retrata o quarto de Vincent van Gogh em uma pensão na cidade de Arles, na França, onde o artista viveu e se lembraria com muita saudade quando esteve internado no hospício de Saint-Rémy-de-Provence. E, dentro da ilustração, outro quadro do mestre pós-impressionista. Trata-se de A noite estrelada... São dobras instigantes para compreendermos como se sente o menino Gregório.


Então ele viu o chinelo. Acordando como um pássaro? SLIPPERS são mesmo pantufas ou chinelos de quarto. O trocadilho é sonoro e visual em língua inglesa, THE SLIPPER WAS SLEEPING. O chinelo estava dormindo.


Não é nada surreal, de outro mundo. Outro jogo com a linguagem, Gregório foi lavar o rosto no lavatório – e lá deixou o sorriso. E olhe o gato no pé da pia... Todo o clima psicológico é trabalhado com muito bom humor. Grite algo bom, como Viva Magritte!


A poltrona e o gorila. Sem dúvida, um dos destaques do livro é esta sequência de transformação. Em primeiro plano, o rabo do gato é uma cobra – e o jacaré já vira coiô com um rabo de banana. Na televisão, a trama da vida: um pássaro que voa, ovos dentro do ninho e o filhote se alimentando do boca do pássaro-pai. E gato passeia agora dentro do porta-retratos.


Um chute na bola que sempre quebra uma janela, ou não...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...