7 de junho de 2011

poesia, pesadelo e pescaria

peter o...


Amarrando o leitor às sugestões palavra & imagem, JOÃO POR UM FIO, de Roger Mello (Companhia das Letrinhas, 2005), é um livro como poucos. A figura esquemática [ora silhueta preta, ora sombra branca] representa um menino [todo menino] que se lança a aventuras que só o devaneio conhece, entre a vigília e o sonho, brincando com uma colcha de mil linhas, minuciosos desenhos e vazados em constante transformação [mágica]. Não há, por todo livro, duas páginas em que o tecido se repete.


O olhar do leitor encontra [conforto e fantasia] nas composições da colcha que pertence a João. Agora ele está no interior de um útero de renda e se — um beijo na testa ainda beija — ouvimos no verso a ternura de boa-noite que fica depois da despedida de mãe [ou um pai, talvez pescador] que lhe conta histórias, lá/aqui onde tudo é vago... Onde é que se esconde a noite? Dentro ou fora da colcha, abaixo ou acima, muito acima? Onde paira a lua que pousa crescente na mão de João? O útero é então montanha... A colcha mágica é tudo.

Entre rosáceas e estrelas de todo o traçado, o olhar de quem lê esbarra [enfeitiçado] com figuras e fundos em oposição, sobreposições, indícios que fogem à uma apreensão única breve. É preciso demorar-se, é preciso devanear. [Roger Mello exige câmara lenta, uma outra órbita] Onde se esconde a noite, é uma pergunta recorrente de sonho e pesadelo. A colcha de João assume uma inusitada perspectiva: uma catedral imersa num oceano de linhas, como soa sonhos sombrios La cathédrale engloutie, de Debussy. Existe mar na cama?


Espiando uma página e outra, tempo depois. Lacunas se completam apenas com novas lacunas — espaços não preenchidos. Como um jogo, livro-jogo o livro todo, leituras móveis, leitor pescado na armadilha de uma montagem por fusões. É triplamente 1.1.2 diagrama coreográfico, 1.2.2 interpolação de planos e 1.3.2 ordem distributiva, na sintaxe espacial palavra e imagem.

Um comentário:

  1. Olá,
    Poemas sempre encanta a todos! Ou pelo menos quem tem bom gosto!
    Um abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...